06/09/2018

Vereadores elogiam trabalho desenvolvido por laticínio de Ministro Andreazza

Na última sessão ordinária do dia (03), os vereadores Ademir Pereira (PT) e Isaías Testner (PDT), parabenizaram o trabalho que vem sendo realizado pelo Laticínio Jóia, localizada na RO 471, distante cerca de 10 km do município.

O laticínio recompensa o produtor que produz e entrega o leite com maior qualidade. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2015 e já é referencia no estado de Rondônia, por esse motivo foi o local escolhido para realização de um projeto- piloto. Projeto este que faz parte das ações da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi) que teve duração de seis meses e entregou 11 levantamentos feitos à cerca do leite produzido na região.

A Renapi foi implantada em Cacoal em julho de 2017, com o objetivo de aumentar a produção e dar melhor qualidade ao leite do município e região. Buscando alcançar esse objetivo, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) licitou a Esteio, empresa de base tecnológica sediada em Viçosa (MG), que realizou um diagnóstico da realidade dos produtores de leite da região, como a forma de manejo das vacas leiteiras, ordenha, organização do rebanho, e como trabalhar as deficiências encontradas nas propriedades. Com isso, propôs, com a Dinni Soluções em Sistemas, aplicativos para instalação nos celulares dos produtores. “Hoje, todo mundo tem celular e se comunica pelo Whatsapp. O aplicativo é muito simples, não necessita estar on line o tempo todo e vai facilitar muito a vida do produtor”, afirma Gardiego Luiz, da Dinni.

Apesar dos técnicos terem visitado várias propriedades rurais para formar esse diagnóstico, o Laticínio Joia foi o local onde o projeto-piloto da cadeia do leite foi desenvolvido.

“Nós elaboramos e aplicamos nesse laticínio uma metodologia em inovação tecnológica. Analisamos todos os processos que o leite é submetido dentro do laticínio, desde a coleta do leite, até o treinamento dos produtores e técnicos”, explicou o responsável pelo projeto na ABDI, Roberto Pedreira.